Mestre
4 de maio de 2004
Barbalha (Região do Cariri)
03 de de março de 1920
23 de fevereiro de 2009
Pessoal, quando eu morrer /
que vocês forem me enterrar /
num quero ver ninguém chorando /
porque eu não gosto de chorar /
vocês levem um violão /
pra na minha voz cantar /
cante música de reisado que eu gostava de cantar /
Gente, quando eu morrer /
eu não quero choro profundo /
eu quero um boi no meu enterro /
pra eu brincar no outro mundo /
pra eu brinca lá com São Pedro /
que é o chaveiro do mundo.
“Mestre é nosso senhor Jesus Cristo. Eu sou um peregrino.”
Joaquim Mulato era o Decurião da Ordem dos Penitentes do Sítio Cabeceiras, no município de Barbalha. Sucedeu a José Francisco da Silva, o Mestre Biro.
Aos dezesseis anos entrou para a ordem que prega a retidão. Manteve-se casto e fiel aos princípios dos penitentes cujas origens remontam ao século XII no sul da Itália e que, no Cariri, região onde viveu, teve no Padre Ipiabina seu difusor e mentor.
Sob uma vestimenta específica – a opa – coletes pretos, com cruzes e listras verticais brancas e capuzes também brancos, o grupo, formado basicamente por agricultores, liderado por Joaquim Mulato, saía às ruas em procissão, entoando orações.
Praticavam nos primórdios, sob a veste que lhes mantinham anônimos, a autoflagelação com pequenas lâminas, para extirpar, no sangue, os pecados da alma e do povo, hábito que com o passar do tempo foi substituído pelas orações e pelo ato de pedir esmolas.
Nos últimos anos, ainda sob o bastião de Joaquim Mulato, o grupo também não garantia mais o anonimato dos integrantes. O Decurião argumentava que era necessário divulgar o ritual como uma manifestação cultural. Apesar de ceder em parte aos apelos da contemporaneidade, o mestre também expressava sua decepção em relação aos apelos profanos do mundo: “Os jovens não querem saber da penitência, preferem as festas”. Seu sucessor, Antonio Severino da Rocha, também Mestre da Cultura, esteve como Decurião até falecer. Hoje, Antônio Lino está à frente do grupo.
99th Keliling street, Pekanbaru
62+5200-1500-250
Subscribe to our newsletter. Alwasy stay tune our information.