Mestre
4 de março de 2010.
Barbalha
5 de agosto de 1925
6 outubro de 2013
“Eu estou autorizado / vamos cantar desde já / estava esperando vocês chegarem de lá / fazendo o livro dos mestres da cultura do Ceará. Pedro Bandeira está aqui no bairro Lagoa / chamada Lagoa Seca onde o pássaro ainda voa / a cabeça já tá branca mas a cantoria é boa”.
“Para mim rede não arme / para mim cama não forre / eu quero morrer cantando, benzendo e tomando um porre / morrer em pé estalando como um pé de angico mole / morrer em pé estalando como um pé de angico mole”.
“Enquanto existir os Irmãos Aniceto o folclore não se acaba no nosso Brasil.”
Severino era Decurião do grupo de Penitentes Irmãos da Cruz do sítio Cabeceiras que fica no município de Barbalha. Pela ordem hierárquica, ele sucedera dentro do grupo a Joaquim Mulato, também Mestre da Cultura, após seu falecimento. Continuou mantendo a tradição enquanto viveu, dos agricultores, que imbuídos de fé religiosa domavam os desejos mundanos com penitência e orações , inspirados nas irmandades do sul da Itália. Severino tornou-se penitente aos oito anos. Agricultor, homem simples e extremamente religioso ele manteve firme a promessa de união que fez ao assumir a confraria: “ Nós nascemos e crescemos juntos e vamos morrer juntos na nossa Ordem”. Seu sucessor, Antônio Lino continua mantendo viva a tradição dos Penitentes do sítio Cabeceiras
99th Keliling street, Pekanbaru
62+5200-1500-250
Subscribe to our newsletter. Alwasy stay tune our information.